quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Temido 4100 - Seeeis ladrão

Chegaram ontem os emblemas 4100 que para quem não sabe é o número de cilindradas do motor do Opala 6 cilindros a partir de 1970. Em 1969 o primeiro Opala seis cilindros era equipado com motor 3800 mas foi considerado muito arisco e vibrava demais, sendo no ano seguinte trocado pelo famoso 4100.

Estas cilindradas algumas vezes também são medidas em polegadas, no caso do seis cilindros são 250 polegadas cúbicas dai saiu o não menos famoso motor 250-S que muita gente acha que é 4 cilindros mas na verdade é o 4100-6 cilindros com "veneno" de fábrica (maior taxa de compressão, tuchos mecânicos e comando de válvulas mais bravo).

Você, caro amigo leigo no assunto, deve estar se perguntando, Se o Opala tinha um motor 4.1, é um motor 4 vezes maior do que um motor de Uno? é isso? que ignorância é essa?

A resposta é sim, exatamente isso, o motor do Opala seis cilindros tem uma capacidade de beber combustivel mais do que 4 vezes maior do que o Uno Economy que você vê andando por ai nas ruas o que não significa que corre 4 vezes mais ou que tem 4 vezes mais força, essa potência é medida na verdade na quantidade de cavalos que o carro possui em cv (cavalo vapor) no caso do Opala o seis cilindros tinha em torno de 150 cv e o nosso querido e famigerado Uno tem em torno de 65 cv, isto acontece devido a concepção do motor que é bem antiga utilizando carburador e etc, minimizando estes fatores com alguma preparação o motor seis cilindros do Opala pode chegar a 200 cv com alguma facilidade e em casos extremos acima dos 300 cv (!).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o bip, deixe seu comentário, biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiipe!!!!