segunda-feira, 29 de junho de 2009

Marvada Gasolina

Sábado pela manhã fui dar aquela ligada no Opala para circular o óleo, calibrar os pneus e trocar o extintor de incêndio (vencido desde 2001!), tirei a capa do danado, sentei no banco e meti bala na ignição. A primeira tentativa como sempre foi negativa (nunca pega na primeira), tentei a segunda, terceira, dei um tempinho na quarta pegou, sem crise, dei aquela acelerada como quem tenta dar uma "desentupida" nas veia do 6 caneco e comecei a manobrar na garagem.

Quando estava prestes a sair da garagem deu um cof cof cof e pum, Morreu..., bati da chave e pegou na primeira, deu 10 segundos, morreu denovo! FDP!

Olhei pro ponteiro da gasolina e tinha menos de um quarto, pouco mas suficiente para pegar e não morrer, eliminei o quesito combustivel, ainda havia o quesito temperatura, tem feito um pouco de frio em Mauá nestes dias, estava realmente frio, então minha atitude foi ligá-lo novamente e manter ligado acelerando até esquentar as entranhas do Opalão.

Quando liguei novamente o motor estava estranho, engasgando, falhando, uma desgraça; mesmo assim mantive acelerando o bicho para esquentar, por volta de 10 minutos fiquei esquentando o danado, o ponteiro de temperatura já estava acordado e o motor falhando.

Logo pensei: não é a temperatura imbecil, vamos aos outros quesitos, marcha lenta e ponto de ignição.

Nunca havia mexido na regulagem da marcha lenta da DFV446 (na verdade so mexi uma vez no SOLEX 40 do 4 cilindros e foi um desastre), comecei a apertar e desapertar os parafusos mas não fazia diferença merda nenhuma, comecei a ficar puto, aproveitei para xingar o cachorro por uns 10 minutos que olhava para minha cara como quem pensava "esse idiota acha que consegue regular um carburador tsc tsc tsc" e parei para pensar um pouco.

Já que tava uma merda mesmo, vou fuçar até cansar!, liguei o carro, comecei a apertar e desapertar as regulagens do carburador e nada, não satisfeito peguei uma chave 15 soltei o distribuidor e comecei a mexer no ponto, adiantando e atrasando apenas no fato de girar o distribuidor solto (Eu acho essa regulagem a coisa mais tosca, mas é assim mesmo) ficou um pouco mais estável o motor com isso, pois bem, mas a desgraça ainda não parava de morrer...

Eu já estava desistindo, já ia manobrar o carro e colocar no fundo da garagem de novo, quando olhei de novo pro cachorro e ele estava com aquela cara de quem falava "eu já sabia, loser", fiquei emputecido ao quadrado, minha ultima esperança era a gasolina ruim, não era possível ficar morrendo daquele jeito, liguei o danado, falhando mesmo. engatei a ré e toquei pro posto.

Desengatava nas valeta e dava uma acelerada, a luz do alternador acendia e eu tocava o pé, sem dó, cheguei no posto e botei 20 litros de aditivada da ESSO (uma tal de Maxxi num-sei-o-que que na verdade deve ser uma porcaria igual todas as outras, só muda a cor), paguei e quando dei a partida senti uma boa melhora, talvez tenha sido a gasolina também misturada com o motor que já estava mais quente , sei lá, parece que o danado ficou bom.

Dei uns rolezim com ele pelo bairro e não morreu mais, acho que agora deve ter ficado bom mas fica uma lição, quando o carro apresentar algum problema, a primeira coisa é checar o combustível, a gasolina vendida neste país é uma vergonha e estes donos de posto de gasolina são uns bandidos!, infelizmente não tenho certeza de onde havia abastecido o carro pela última vez mas com certeza merecia uma denúncia na ANP (Agência Nacional do Petróleo), se passar por isso não aceite, ligue 0800 970 0267 (ligação gratuita).

Tem mais uma coisa, e isso é culpa deste governo e anteriores, a gasolina vendida aqui não é pura (25% é alcool) e carros carburados antigos sofrem muito com isso pela falta de preparação dos componentes do motor para andar com tanto alcool (e agua também) no combustível, Alguma regulagem do carburador (troca de giclês por exemplo) melhoram esta condição adversa, mas no geral o carro sofre um grande desgaste devido a este combustivel mequetrefe que chamam de gasolina brasileira.

Semana que vem tem mais histórias, amanhã tem sambodromo e vou colocar o 6zão para pirulitar de Mauá-Sampa, ripa na chulipa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após o bip, deixe seu comentário, biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiipe!!!!