sábado, 27 de fevereiro de 2010

Motor Travado

Infelizmente não era o motor de arranque e sim o próprio motor que travou.

No momento esta na oficina de preparação, em breve mais novidades...

saludos

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Motor de Arranque Explodiu!


Povo Opaleiro


No sabado estava tentando dar partida na jaca e senti que havia alguma dificuldade em girar o motor, algo no motor de arranque, forcei e o negocio começou a dar uns estouros muito altos.


Achei que o motor estivesse travado ou algo do gênero, rodei o motor na mão (basta colocar uma chave no parafuso da polia do virabrequim e rodar), e estava rodando aparentemente normal.


Forcei mais uma vez na chave e pegou. achei que estava resolvido o problema.


Domingão de sol, vamo tirar a java pra passear, bati na chave e tome estouro, forcei até que o estouro foi tão forte que não pega mais, motor de arranque pro vinagre.


Segundo informações sábias quando girei na mão o motor, ele passou da fase de compressão o que tornou mais fácil de girar, quando novamente tentei ligar com a dificuldade de girar o motor o motor de arranque abriu o bico, com vontade pois o pipoco foi forte.


Vamos aguardar agora o auto elétrico...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Temido 4100 - Seeeis ladrão

Chegaram ontem os emblemas 4100 que para quem não sabe é o número de cilindradas do motor do Opala 6 cilindros a partir de 1970. Em 1969 o primeiro Opala seis cilindros era equipado com motor 3800 mas foi considerado muito arisco e vibrava demais, sendo no ano seguinte trocado pelo famoso 4100.

Estas cilindradas algumas vezes também são medidas em polegadas, no caso do seis cilindros são 250 polegadas cúbicas dai saiu o não menos famoso motor 250-S que muita gente acha que é 4 cilindros mas na verdade é o 4100-6 cilindros com "veneno" de fábrica (maior taxa de compressão, tuchos mecânicos e comando de válvulas mais bravo).

Você, caro amigo leigo no assunto, deve estar se perguntando, Se o Opala tinha um motor 4.1, é um motor 4 vezes maior do que um motor de Uno? é isso? que ignorância é essa?

A resposta é sim, exatamente isso, o motor do Opala seis cilindros tem uma capacidade de beber combustivel mais do que 4 vezes maior do que o Uno Economy que você vê andando por ai nas ruas o que não significa que corre 4 vezes mais ou que tem 4 vezes mais força, essa potência é medida na verdade na quantidade de cavalos que o carro possui em cv (cavalo vapor) no caso do Opala o seis cilindros tinha em torno de 150 cv e o nosso querido e famigerado Uno tem em torno de 65 cv, isto acontece devido a concepção do motor que é bem antiga utilizando carburador e etc, minimizando estes fatores com alguma preparação o motor seis cilindros do Opala pode chegar a 200 cv com alguma facilidade e em casos extremos acima dos 300 cv (!).



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fotos Atualizadas!

Seguem fotos atualizadas da máquina, meio sujinho.




















terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Renascendo das cinzas - Grade Original e Ignição Eletrônica.

Após um longo e tenebroso inverno sobrou tempo pra escrever aqui no blog.

A máquina no momento está funcionando, nestes ultimos meses aconteceram as seguintes tragédias:

- Instalei a ignição eletronica nele porém não troquei a bobina que era platinado, o resultado é que não acertava o ponto pois a fagulha era muito fraca, carbonizou as velas e me fez perder uma grana do cacete, marinheiro de primeira viagem tem dessas coisas.

Após a instalação:

Distribuidor Ignição Eletronica, 6 cil:
Módulo da Ignição Bosch após pintura:

- Tentei mais uma vez sem sucesso consertar a direção que está muito dura, melhorou em uns 20 % mas fiquei bem mais pobre tambem após a troca de uma barra da suspensão, houve a necessidade de alinhar e balancear, um f.d.p de um mechânico me ferrou o caster e o carro passou a puxar pra esquerda durante a frenagem, quase coloquei fogo no carro mas me acalmei e levei em outro cara pra tentar resolver, melhorou 90% mas ainda puxa um pouquinho.

Resultado final, está andando, com ponto acertado mas puxando um pouco pra esquerda nas frenagens, ta até bom vai, passa de ano.

Troquei também a grade dianteira, preciso tirar umas fotos decentes e postar aqui, amanhã farei isso sem falta, ela foi comprada de um amigo opaleiro do sul e restaurada no esquema faça-você-mesmo, muita lixa, cola quente e tinta spray, o resultado dela fora do carro abaixo:


Abraços.