segunda-feira, 29 de junho de 2009

Marvada Gasolina

Sábado pela manhã fui dar aquela ligada no Opala para circular o óleo, calibrar os pneus e trocar o extintor de incêndio (vencido desde 2001!), tirei a capa do danado, sentei no banco e meti bala na ignição. A primeira tentativa como sempre foi negativa (nunca pega na primeira), tentei a segunda, terceira, dei um tempinho na quarta pegou, sem crise, dei aquela acelerada como quem tenta dar uma "desentupida" nas veia do 6 caneco e comecei a manobrar na garagem.

Quando estava prestes a sair da garagem deu um cof cof cof e pum, Morreu..., bati da chave e pegou na primeira, deu 10 segundos, morreu denovo! FDP!

Olhei pro ponteiro da gasolina e tinha menos de um quarto, pouco mas suficiente para pegar e não morrer, eliminei o quesito combustivel, ainda havia o quesito temperatura, tem feito um pouco de frio em Mauá nestes dias, estava realmente frio, então minha atitude foi ligá-lo novamente e manter ligado acelerando até esquentar as entranhas do Opalão.

Quando liguei novamente o motor estava estranho, engasgando, falhando, uma desgraça; mesmo assim mantive acelerando o bicho para esquentar, por volta de 10 minutos fiquei esquentando o danado, o ponteiro de temperatura já estava acordado e o motor falhando.

Logo pensei: não é a temperatura imbecil, vamos aos outros quesitos, marcha lenta e ponto de ignição.

Nunca havia mexido na regulagem da marcha lenta da DFV446 (na verdade so mexi uma vez no SOLEX 40 do 4 cilindros e foi um desastre), comecei a apertar e desapertar os parafusos mas não fazia diferença merda nenhuma, comecei a ficar puto, aproveitei para xingar o cachorro por uns 10 minutos que olhava para minha cara como quem pensava "esse idiota acha que consegue regular um carburador tsc tsc tsc" e parei para pensar um pouco.

Já que tava uma merda mesmo, vou fuçar até cansar!, liguei o carro, comecei a apertar e desapertar as regulagens do carburador e nada, não satisfeito peguei uma chave 15 soltei o distribuidor e comecei a mexer no ponto, adiantando e atrasando apenas no fato de girar o distribuidor solto (Eu acho essa regulagem a coisa mais tosca, mas é assim mesmo) ficou um pouco mais estável o motor com isso, pois bem, mas a desgraça ainda não parava de morrer...

Eu já estava desistindo, já ia manobrar o carro e colocar no fundo da garagem de novo, quando olhei de novo pro cachorro e ele estava com aquela cara de quem falava "eu já sabia, loser", fiquei emputecido ao quadrado, minha ultima esperança era a gasolina ruim, não era possível ficar morrendo daquele jeito, liguei o danado, falhando mesmo. engatei a ré e toquei pro posto.

Desengatava nas valeta e dava uma acelerada, a luz do alternador acendia e eu tocava o pé, sem dó, cheguei no posto e botei 20 litros de aditivada da ESSO (uma tal de Maxxi num-sei-o-que que na verdade deve ser uma porcaria igual todas as outras, só muda a cor), paguei e quando dei a partida senti uma boa melhora, talvez tenha sido a gasolina também misturada com o motor que já estava mais quente , sei lá, parece que o danado ficou bom.

Dei uns rolezim com ele pelo bairro e não morreu mais, acho que agora deve ter ficado bom mas fica uma lição, quando o carro apresentar algum problema, a primeira coisa é checar o combustível, a gasolina vendida neste país é uma vergonha e estes donos de posto de gasolina são uns bandidos!, infelizmente não tenho certeza de onde havia abastecido o carro pela última vez mas com certeza merecia uma denúncia na ANP (Agência Nacional do Petróleo), se passar por isso não aceite, ligue 0800 970 0267 (ligação gratuita).

Tem mais uma coisa, e isso é culpa deste governo e anteriores, a gasolina vendida aqui não é pura (25% é alcool) e carros carburados antigos sofrem muito com isso pela falta de preparação dos componentes do motor para andar com tanto alcool (e agua também) no combustível, Alguma regulagem do carburador (troca de giclês por exemplo) melhoram esta condição adversa, mas no geral o carro sofre um grande desgaste devido a este combustivel mequetrefe que chamam de gasolina brasileira.

Semana que vem tem mais histórias, amanhã tem sambodromo e vou colocar o 6zão para pirulitar de Mauá-Sampa, ripa na chulipa...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Opala, Aquele carro velho?

Quando tenho falado para as pessoas que possuo e gosto de Opala, existe um certo problema na interpretação entre o que se chama de carro antigo e carro velho.


Veja bem, existe um abismo entre o que se chama de carro velho e carro antigo em minha opinião, um carro antigo deve ter alguma importancia histórica, deve estar em bom estado de conservação e deve manter suas características originais de fábrica.


Quanto à idade de um antigo há controvérsias, alguns acham que carros com 20 anos de idade podem ser considerados antigos, outros não, para o detran ,que dita a lei, um carro pode ser considerado antigo ou de coleção com 30 anos ou mais desde que tenha um alto grau de originalidade, sendo assim pode receber a tão famosa Placa Preta.


Sendo assim, Na minha opinião, na opinião do detran e no meu coração, meu Opala 1977 é um antigo SIM, carro velho tem o seu pai andando naquele Uno 1989 a alcool que num vale 10 real.


Agora uma coisa é fato, o pessoal aqui no trampo tem o costume de me azucrinar falando que ando naqueles Opalas todo lascado, com uma maleta de couro para consertar máquina de lavar e fico falando que to abafando, bem, meu Opala ta bem melhor do que estes mencionados ae e este tipo de carro claro, não da pra considerar uma jóia, outro dia mesmo vi uma caravan bem neste estilo e não dá para entender como ao longo dos anos um carro tão bom foi perdendo valor até virar uma carroça motorizada para carregar tranqueiras.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Daily Chevrolet

Como todos devem imaginar sou um pouco fã de Chevrolet mas como não dá para andar de Opala todos os dias (infelizmente é um pouco gastão) a alternativa é adquirir um chevrolet de nova geração.
O povo tem falado mal pra caramba da Chevrolet e em alguns pontos tem certa razão, a GM não se modernizou em muitos aspectos, de 10 anos para cá a qualidade e conforto dos carros caiu muito e a tecnologia (que era o grande trunfo da época Chevrolet - Andando na frente) ficou para trás, os concorrentes japoneses estão lá na ponta andando de comando de válvulas variáveis (Vtec´s e VVTI´s da vida) e a Chevrolet continua batendo no velho 4 cilindros derivado do Monza, agora então em tempos de crise acho que vão acabar lançando o Monza de novo, sei lá...

Pois bem, está ultrapassada sim, mas como minha cabeça também é ultrapassada e teimosa, a dois meses comprei um Vectra Elegance 2006 (você deve estar pensando que eu sou louco né?), mas em alguns aspectos e com a minha teimosia, a GM ainda está na frente.
Perto dos outros concorrentes, o Vectra é mais barato (conta bastante) oferece em tese tudo o que os outros oferecem de mais importante (Motor flex, AC , DH, etc etc) e querendo ou não é robusto pra caramba, um Honda civic do mesmo ano custa absurdos 15 mil reais a mais (dava pra comprar outro Opala) então eu pensei bem e apostei na viatura.

O carro é bem gastão (5 km/l no alcool) mas é automático, tem piloto automático, ar digital e tudo mais, é beeeeeeeeem espaçoso (no porta malas cabem 5 cadaveres confortavelmente instalados e uma motoserra) e anda pra cacete, logo não tive até o momento nenhuma decepção com ele, Chevrolet na cabeça.

Em resumo é isso, recomendo o carro pra quem gosta de torque e espaço, em acabamento e tecnologia fica realmente um pouco para trás mas pra mim carro vai muito além da tecnologia, tem que ser bonito e robusto, num precisa de muita frescura não, senão vai comprar uma Ferrari da barbie porra.
Vai ai uma foto da criança...
Saludos!

Fotos Recentes (Após lavagem e montagem do Painel)

Este é o estado atual da jabiraca, esta grade frontal não é a original, é a do modelo 78-79, estou na caça da grade original que tem os frisos de Inox na horizontal e o emblema da chevrolet.










Abaixo dá pra notar os sobrearos novos, fui burro o suficiente para não tirar nenhuma foto lateral para mostrar os sobrearos que ficaram show de bola.



Como notam o volante não é original, é do modelo SS, ainda falta colocar a tampa da buzina.



Este forro de porta também não é completamente original, na parte onde está a faixa de veludo, deveria ser de courvim e tem 2 frisos cromados, na manivela do vidro existe um relevo que o tapeceiro não pode reproduzir, mas no geral ficou muito bom e ficará assim. hehe.






Em breve mais fotos...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fotos atuais - Junho 2009

Seguem ai algumas fotos do estado atual do Opala, infelizmente ainda estou dando um tapa no painel dele entao o interior não está completo, estava parado a algum tempo também então tem um pouco de pó em cima dele, mas da pra ter uma idéia.




Os sobrearos que comprei no sambódromo, ficaram muito bons, este eu tinha colocado só para testar e ficou ZERO!.

O painel foi devastado para ganhar uma pintura nova, só que a cor ficou uma porcaria então já mudei de novo.


Ainda falta um emblema nesta lateral, mas to com dó de furar a lataria eu mesmo e fazer alguma cagada, vai para um profissional fazer.


Uma foto do capô cheio de pó, este capô é um caso a parte, ele tem vontade própria pois quando o carro anda ele abre sozinho, mas se vc tentar abrir com a mão não abre, digamos que é um dispositivo de segurança natural, ou sobrenatural.

Uma visão dos bancos e da tapeçaria, uma das coisas que eu mais gostei na reforma foram os bancos, ficaram bem melhor do que eu esperava.



Na traseira ainda falta o emblema Chevrolet na tampa do Porta-malas....